O Microsoft Office 2007 introduziu uma nova forma de fazer aplicativos de produtividade. A Microsoft focou-se principalmente nos layouts, a fim de que ficassem o mais intuitivos e fáceis de usar possível. Agora a empresa disponibiliza para download público o Microsoft Office 2010 Beta, versão de testes da próxima versão do Office.
Essa versão do Microsoft Office 2010 é baseada no Office Professional Plus, que inclui os seguintes aplicativos:
- Word;
- Excel;
- PowerPoint;
- Publisher;
- Access;
- Outlook;
- OneNote;
- InfoPath;
- SharePoint Workspace;
- Communicator.
O aspecto visual do Microsoft Office 2010 é, sem sombra de dúvida, um dos grandes trunfos da Microsoft. Os menus estão cada vez mais contextuais, variando de acordo com o elemento que foi selecionado. Se for texto, por exemplo, haverá opções de formatar a tipografia, o tamanho da fonte e a cor que o texto terá. Já no caso de imagens, o usuário vai poder optar por algum tipo de moldura ou recortar a foto para que se adapte às necessidades.
As funções dos “ribbons”, as faixas específicas dependendo do elemento selecionado, estarão presentes em todos os aplicativos do Office. Com isso a Microsoft consegue criar uma unidade na forma de apresentar os aplicativos para que o usuário possa executar suas tarefas diárias, sem que sinta a diferença de usar um aplicativo com o visual novo e em seguida utilizar outro aplicativo com a interface antiga, utilizada até o Microsoft Office 2003.
Inserir elementos gráficos nos documentos fica mais fácil a cada nova versão do Office. Os SmartArts, por exemplo, permitem estilizar um elemento do documento de acordo com estilos salvos previamente. Além disso, a maioria dos aplicativos do Office contém modelos de documento, para quem não sabe como começar aquele relatório da faculdade ou uma planilha de gastos.
Depois de muitas reclamações, a empresa decidiu trazer de volta o menu “Arquivo”. A versão atual (2007) do Office substitui esse item por um ícone da suíte de aplicativos, sendo que muitos usuários não percebiam a mudança e acabavam se confundindo na hora de acessar configurações de arquivo. No Office 2010 Beta esse problema acaba, visto que o ícone no canto superior esquerdo foi removido completamente.
Vídeos no PowerPoint
A exibição de vídeos no Microsoft PowerPoint foi inteiramente redesenhada. A partir do Office 2010 o usuário vai poder importar um vídeo para o aplicativo de apresentações e cortar apenas o trecho que achar mais interessante ou conveniente para o documento. Dessa forma evita-se ter que abrir um editor de vídeo somente para fazer tal corte, exportar para um formato que o PowerPoint aceite e depois importar novamente aplicativo.
Além disso, os vídeos ganharam controles de play e pause, entre outros. Isso significa que, em vez de ter que voltar um slide e avançar novamente para que um vídeo seja tocado uma segunda vez, você vai poder pausar durante a apresentação e reiniciar.
Exibição de conversas no Outlook
Uma das grandes novidades do MS Outlook é a nova forma de exibição de mensagens. A interface mudou pouco se comparada com a do Microsoft Office 2007, mas agora apresenta e-mails de forma semelhante à que o Gmail faz desde que foi lançado. Ao clicar em um e-mail, o próprio Outlook vai indicar quais outras mensagens são relacionadas a ela (como respostas ou encaminhamentos). Dessa forma fica muito mais fácil manter o registro do que foi dito durante uma troca de mensagens, até mesmo para consulta futura.
Office Web Apps
Fazendo frente ao Google Docs, as Office Web Apps vão permitir a colaboração entre pessoas de uma mesma equipe. Todo documento salvo por meio do Microsoft Office 2010 Beta poderá ser exportado para a internet e visualizado diretamente no navegador, desde que seja compatível com o serviço. Uma vez que as alterações sejam feitas, basta salvar o arquivo no próprio ambiente para que todos na equipe possam visualizar a versão mais recente.
Guia de instalação
É preciso passar por várias etapas para baixar o Office 2010 Beta. Assim que a página de download for carregada (preferencialmente no Internet Explorer), clique em “Get It Now” no canto superior direito. Em seguida informe os dados da sua Windows Live ID (Hotmail serve) e pressione “Sign in”. Depois que preencher seus dados pessoais, clique “Continue”. O próximo passo é anotar o código de registro do aplicativo, que será apresentado próximo de “MAK key”. Vá para o final da página e escolha qual versão do Office é de seu interesse, entre a 32-bit e a 64-bit, e também o idioma (inglês e espanhol estão entre as opções). Por último, clique em “Download Now”.
Tome cuidado, pois a instalação do Microsoft Office 2010 subtitui por padrão a instalação de outro Office presente na máquina.
Requisitos mínimos
- Processador: 500 MHz;
- Memória RAM: 256 MB;
- Espaço em disco: 3 GB;
- Resolução: 1024x768 pixels;
- Leitor de DVD;
- Windows XP SP3.